quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

uma parte da minha monografia


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------

2. CAPITUL TEÓRICO-------------------------------------------------------------------------

2.1 Gestão escolar----------------------------------------------------------------------------------

2.1.1 Desafios da escola-------------------------------------------------------------------

2.1.2 Repetência escolar---------------------------------------------------------------------

2.2 Projeto Político Pedagógico (PPP)----------------------------------------------------------

2.1.Avaliação. --------------------------------------------------------------------------------

2.3 Causas da repetência escolar-----------------------------------------------------------------.

2..4 Há repensáveis pela repetência escolar---------------------------------------------------

2.5. Ação do gestor frente ao problema------------------------------------------------------------

3.CAPITULO DE PESQUISA------------------------------------------------------------------

3.1. Local de pesquisa------------------------------------------------------------------------------

3.2 Sujeito da pesquisa-----------------------------------------------------------------------------

4. CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------

REFERENCIAS----------------------------------------------------------------------------------


APENDICES----------------------------------------------------------------------------------------



ANEXOS---------------------------------------------------------------------------------------------









INTRODUÇÃO


A escola a cada dia procura aperfeiçoar sua prática, melhorar seu ensino, capacitando professores, adaptando se as novas tecnologias e sempre buscando mais auxilio da comunidade. São transformações que, a partir da gestão podem ser trabalhadas melhoradas no intuito de diminuir os problemas que a escola enfrenta.
Com objetivo de promover aprendizado, os educadores têm como dificuldade maior manter o aluno em sala de aula, por isso, é importante que a gestão esteja voltada para as dificuldades tanto dos profissionais da educação quanto do aluno em específico, estas podem ser de características internas ou externas a escola.
Há décadas o educador lida com dificuldades apresentadas na escola evidenciada principalmente pela ausência do aluno em sala de aula, o que pode vir a ser causado por vários fatores tanto externos, como transtornos emocionais causados pela família ou mesmo amigos; fatores econômicos assim como a falta de contextualização, quanto internos, que são falta de estimulo, interesse pelo assunto (devido à didática ou mesmo não acompanhamento dos assuntos), ou seja, no contexto escolar. Esses fatores podem ser detectados por professores, pais e comunidade, antes que eles se transformem em repetência do ano escolar ou até mesmo na desistência pelos estudos.O relacionamento, o contato diário ou até mesmo as atividades que desenvolve-se em sala tanto como dinâmicas interacionais mo conteudista proporcionam um grande informações sobre o aluno assim com nas avaliações onde se percebe o rendimento escolar assim com estado emocional. É através da reflexão e observação, conforme Becker( 1993).
“O educador, na educação problematizadora, refaz e reconstrói, constantemente, o seu conhecimento na capacidade de conhecimento dos seus educandos; estes passam a investigar criticamente a realidade em diálogo com o educador que, pro este mesmo processo dialógico, torna-se também um investigador crítico”(p.148)
A repetência escolar tem se configurado como elemento relevante nas estatísticas de desistência escolar, pela falta de motivação que é gerada no aluno, à medida que tudo o que outrora foi proposto, será novamente vivido, muitas vezes com os mesmos obstáculos que foram vivenciados no primeiro momento. A falta de acompanhamento por parte tanto da escola, quanto da família, muitas vezes pelas grandes mudanças ocorridas no contexto social e pelo “pouco tempo” que os pais ou aqueles que respondem nessa posição reservam para fazer o acompanhamento do educando vem se configurar como uma das barreiras que necessitam ser rompidas, levando a escola a repensar sobre as necessidades vigentes, diante do contexto social que se apresenta. Diante disso, percebe-se que o exercício de promoção do educando não é função apenas da escola e sim da escola e da família duas instituições altamente importantes para o educando, pois o espaço que cada uma ocupa na vida do mesmo é singular, sendo impossível uma sanar as necessidades da outra e vice-versa.
Diante de tudo que foi exposto, faz-se necessário questionar: Qual o caminho ideal a percorrer para minimizar ou até mesmo sanar essas necessidades, que apesar de antigas, ainda se configuram como um grande problema na educação brasileira?
É possível chegar a uma solução?
Qual o papel do gestor diante do contexto da repetência e onde o mesmo pode intervir para minimizar ou até mesmo sanar tais situações escolares?
A presente pesquisa tem como objetivo investigar sobre os meios para minimizar ou mesmo sanar o problema da repetência escolar, destacando como fonte de pesquisa a escola pública, no Conjunto Novo Vitória, período noturno, Ensino Médio, onde se pode perceber o elevado índice de repetência, problema este que não de hoje, mas que pode se agravar mais ainda.
Será desenvolvida pesquisa de campo com relatos e resultados estatísticos, onde serão realizadas comparações durante a história da escola possibilitando desenvolver previsões. Todas as informações recebidas serão discutidas à luz do pensamento de autores como Pedro Demo, Jussara Hoffmann, Daniele Farfus, Celso Vasconcellos dentre outros.
Os tipos de abordagem serão positivistas e fenomenológica onde destacaremos respectivamente a tentativa de construção de um objetivo como principio teórico e nos estudo e interpretação dos fenômenos dentro da escola. pode estar acompanhando o ritmo do aluno para que ambos busquem a harmonia satistatoria ao processo de aprendizagem.
O trabalho estará organizado da seguinte maneira: nos primeiros capítulos discutiremos sobre gestão e posteriormente as dificuldades da mesma dando ênfase à repetência escolar como uma das dificuldades que não se limita apenas à escola, mas também aos seus elementos externos a mesma.

1.2 Gestão escolar

Gestão processo complexo de organização, renovação, adaptação, exclusão e adesão de normativas em prol do êxito institucional que proporcione a satisfação do seu cliente. Sendo realizado não apenas por uma pessoa, mas que precisa de uma equipe, pois cada um desenvolve um papel importante ao todo.
Para se direcionar precisa-se de referencia não seria diferente a nosso instituição (escola) que tem como base a nossa legislação que delimita padrões gerais a fim de tornar a educação igualitária para todos estes por sua vez delega responsabilidade entre estados e municípios. Entende as necessidades de um local ou instituição exigi uma participação acompanhamento e problematizarão que busque solução.
O gestor tem como apoio órgãos governamentais como secretarias, conselhos dentre estaduais e municipais, iniciado com a Reforma Benjamin Constant,, exarado no decreto n 1.159/1892, posteriormente, a Reforma Rivadávia, em 1944 pensando na educação superior.
Foi na era Vargas , em 1931, que tivemos Conselho Nacional de Educação que tem como foco a educação superior, mas foi com sua transformação, em 1936 que é recriado pela lei 174/6, em 1961 a lei n° 4024/61 transforma o CNE em conselho federal de educação que cria o conselho Estadual de Educação de Educação que delegarão funções aos municípios por sua vez.
Em 1934, a nossa constituição se dispõe, pela primeira vez, que a educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos Poderes Públicos, abrindo ai o leque das responsabilidades educacionais a família e comunidade.
A gestão encontra em tais leis e órgão a fundamentação necessária para auxiliar e ajustar a escolar nos padrões exigidos, e na junção de teoria e pratica que o gestor como mediador procura manter a escola participativa e atuante destas da organização destas legislações que a regem.
A gestão escolar é uma atividade muito complexa que envolve vários setores da escola tanto na área administrativa como pedagógica. Há algum tempo atrás a escola se restringia apenas ao bom funcionamento da escola de modo a supervisionar, avaliar as atividades ali desenvolvidas, com as transformações sociais o grande avanço tecnológico a escola passa a ter responsabilidade na formação do individuo não apenas instrucional, mas como de forma filosófica, social e política formando indivíduos atontes na sociedade.Estas novas exigência e necessidade da escola exige nova abordagem tanto do gestão como de toda a equipe e na interação das mesmas.
O individuo como ser social, coletivo que não atua de modo isolado, como qualquer instituição a escola tem setores com determinada funções que, tem relação em si, há neste ponto uma descentralização de funções que é de estrema importância ao funcionamento do todo.Mas como para que essa funções sejam encaixadas e muitas vezes direcionadas com a a função desempenhada pelo todo,precisar-sema centralização de “poder” dentro da escola para que não haja um descompasso de função e o gestor realiza essa intervenção de modo satisfatório na escola.
O sucesso da escola muitas vezes depende deste direcionamento que necessitar de aprofundamento, conhecimento tanto teórico como na pratica, a formação, o conhecimento dos problemas infetado pela escola, e a cooperatividade, dentro do quadro de gestores podemos destacar alguns com base em sua atividade como:

O ser humano é dotando de inteligência, possuem uma ferramenta indispensável à vida, sabemos que sem a comunicação não seria possível nenhum tipo de organização articulada, encontrar meios, discutir opiniões, dar suporte, motivar dentre outro são atividades que a gestão tem que não apenas pratica mas semear.O gestor como se encontra a frente da atividade desenvolvida na escolar, tem como incentivar debates interno a fim de motivar ação critico-motivadora junto a equipe.
Este é o caráter do gestor pessoal, direcionado a equipe, pois a gestão pode ser subdivida em três a gestão pedagógica, de recursos humanos e da instituição todas são parte de um todo que só funcionará de modo satisfatória de tiver harmonia entre elas.
A gestão pedagogia envolve não só a partir pedagógica da escola, uma vez que este é realizada dentro de um espaço e este deve está de modo que favoreça a ação de aprendizagem, por isto a gestão pedagogia é parceira da gestão escolar, está envolve todas as atividades da escola.
É visto nas escolas grandes debates e discursos sobre as dificuldades que a esta enfrenta dificuldades que foram sanadas outras que estão surgindo com as exigências sociais, mas que a escola procura amenizar destacarem-se algumas:

1.3 Desafios da escola:

Muitos teóricos como Vygotsky, Paulo Freire, Pedro Demo, estudaram e buscaram através de suas teorias respostas a questões problemáticas da escola contribuições destes como de muito outros.

A aprendizagem é um processo que não se pode estabelecer uma regra para acontecer ele é constante em casa na escola na rua estamos.
O dos desafios mais discutidos na escola publica, refere-se a falta de verbas escola,com estruturas danificadas professores encontram grandes dificuldade que comprometem o seu trabalho tais como a falta de estrutura adequada, de material pedagógico de apoio,, falta de laboratório de informática e biblioteca o que deixa o trabalho deste profissional difícil causando desmotivação tanto para o professor como para o aluno que muitas vezes vem de um lar sofrido com carências, destacasse neste contexto a grande influencia da motivação, conforme Vigostk a educação é incentivada provocada pro fatures externos a nós o que nos coloca com passivo, produtos de um meio pois esta absorção acontece quase que involuntariamente.
A educação precisa ser sentida pelos professores, que tem necessidade de debater discutir assuntos do dia-a-dia, assim como formular saídas para carências, a escola por sua vezes tem como compromisso proporcionar esta interação através das reuniões periódico, eleições sobre os problemas da escola tanto no lado pedagógico como estrutural.
Esse profissional precisa da ajuda também da família e comunidade nas escolas, o que esta se tornando cada vez menor, pois a competição e aperfeiçoamentos profissional são exigidos o próprio capitalismo exigindo cada vez mais dos pais, o que gera falta de acompanhamento distanciamento filhos.A escola que tinha papel auxiliar na aprendizagem e educação destas crianças passam a exercem total e responsabilidade por esta formação tanto educacional de cidadã.
A mudança na estrutura familiar da nossa comunidade provoca, instiga mudança na escola que atenda a esta exigência, quando no deparamos com escolas particulares até que esta não se torna grande empecilho, mas quando se verifica em escolas da rede publica este quadro muda totalmente, devido ao grande índice de carência que encontramos nestas escolas.
1.4 Repetência escolar

As grandes dificuldades que escola enfrenta hoje tanto na questão administrativa, pedagógica na relação interpessoais entre aluno professor e gestores têm causando grande defasagem no numero de freqüência escola.
Detectar problema tem sido também um dos papéis desenvolvido pelo campo docente e gestão da escola, mas não apenas decretá-los, como investigar suas causa e estudar maneira de diminuí-las. È neste intuito que escola conta com a ajuda da equipe através a comunicação, um bom relacionamento entre os setores e principalmente entre pais, comunidade, campo docente e principalmente aluno, que em alguns casos, trazem está deficiência do próprio lá.
O processo de aprendizagem esta passando por dificuldades como: uma sala de aula que não oferece clima adequado, carteiras confortais e principalmente material didático dente da desvincular o foco do aluno assim como a relação interpessoal, o autoritarismo a falta de respeito de ambas as partes, a arrogância de educadores reflete uma grande falta de compromisso com a profissão são grandes indicadores no quadro de repetência e até mesmo desistência escolar.
Não só o professor como também os alunos provocam ações e comportamentos, na formação educacional, muitos trazem problemas de casa e terminam exteriorizando, manifestando em um comportamento agressivo, problematizando ainda mais a o processo de aprendizagem.
Muitas dificuldades e carência têm o processo de aprendizagem, tantos pro parte da instituição, pais e principalmente aluno, refletindo assim em um grande índice de repetência escolar.
Muitos pesquisadores destacam na repetência escolar características que são positivas como negativas, mas se perceber que as duas característica são realmente destacadas, para crianças que realmente não conseguiu atingir ao nível de aprendizagem necessária para a conclusão do ano letivo, apesar das formas alternativas de ajudas desenvolvidos pela escola e pais tais como o reforços em varias modalidades e métodos assim como o acompanhamento psicológico para aqueles que sentem um bloqueio psicológico o que pode impedir a inibir o processo neste caso porém a repetência é inevitável não repetir este e o mesmo que aumentar o problema posteriormente.
Pode-se perceber que há dificuldades em apenas uma área especifica onde o aluno tem como resgatar o atraso, este diagnostico tem que ser percebido identificado pela equipe escola juntamente com a família afim de evitar a repetência.
A repetência pode trazer sérios danos ao aluno que como, o não interesse pelas matérias que, já não tem mais novidade para ele, trazendo a sensação de conhecimento por determinados assunto o que na verdade é apenas um conhecimento superficial, não há uma aprendizagem significativa. A motivação também é um fator que termina sendo muito afeto, a sensação de derrota, o medo de não conseguir de novo, a incerteza de sua capacidade. O aluno passar por um conflito interior que terminam criando assim uma forma de bloqueio, tornado o que a principio era para ajudar, melhorar a aprendizagem em uma forma de empecilho que pode perdura por muitos anos na vida do aluno.









2- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Tudo o quê se pode observar ao nosso redor um dia foi apenas uma idéia, que foi colocada no papel, esquematiza e executa com a educação não poderia ser diferente, logo com a educação, a escola para existir precisa de uma identidade, um documento que exponha suas idéias, seus anseios e principalmente procedimento, O projeto político pedagógico (PPP) documento institucional que norteia o trabalho da escola oferece lhes base tanto na teoria como na metodologia usada pela escola, sendo o começo de toda a estrutura educacional.
Desenvolvido por toda a escola, este documento miscigenado com elemento da cultura tanto no âmbito nacional como principalmente territorial como no que se refere à política, culturais e sociais, ele não vem descaracteriza a região, mas sim fortifica-la, valoriza-la.
Sua elaboração envolve teoria,conteúdo e método, todos os atores da escola com aluno, professores, gestores, e servidores em geral da escola sem deixar de lado a família e comunidade, porém nem todos participam uns por não terem oportunidade e outros por não se engajarem, entender o que estes segmentos sabem por educação formação e sistematização regue trabalho e muita dedicação.
A educação é uma ação que deve ser planejada esquematizada proporcionando ao aluno a eficácia de resultados, não se da forma empirista e apriorista mas juntando as duas envolve experiência a ação que gera resultado cognitivo assim como não é apenas inato ao aluno a aprendizagem pois se fosse todos teriam o mesmo nível de conhecimento pois como estamos em um mudo em que os estímulos são praticamente os mesmo.E este conhecimento deve ser levado em consideração na elaboração do projeto por isto este envolve também algumas áreas conforme VASCONCELOS ( 2004, p.25 )
Psicológico: quando envolver pessoas, temos que estudar conhecer e entender formas de relacionamento.
Epistemológico: experiência onde se destaca também o fazer não apenas reproduzir assistir
Político: regata a participação com um todo a na tomada de decisão
Pedagógico: um aprendizado que vise a formação cidadã que seja significativa ao futuro como tal.
O planejamento a ação começa na escola pelo projeto político pedagógico onde este mostra primeira ação através o conteúdo do projeto procura atingi da escola e o principal objetivo da educação através do processo de ensino-aprendizagem.
O planejamento do ato de educar não fica detido apenas no PPP, a escola através das etapas de ações procura como projeto, mini-projeto desenvolver ações do projeto piloto que é o PPP.
Como tudo está em uma constante mudança, o projeto também tem que acompanhar essa mudança, se adaptando para diminuir as barreiras e para obtenção de maior e melhor resultado. E nesta exposição e reconstrução do projeto que temos abertura para novas e melhoramento das idéias destes projeto,é praticando e construindo o projeto democraticamente.
A partir dos anos 70 as escolas começaram a serem vistas como aparelho ideológico por parti de alguns sociólogos, onde estas estavam a serviço das classes mais favorecidas formando para desigualdade de um lado para servir de outro para serem servidos. Estas questões estavam inseridas nas escolas através do seu currículo onde se ficavam implícitas aos conteúdos.
Com as transformações sociais essas questões passaram a ser mais discutidas onde se passou a questionar essa educação, o projeto tem papel decido nesta mudança que acontece no social e como a escola é social não poderia ficar de fora, é com a dificuldade que aparecer a necessidade de mudança a possibilidade através de metas de melhoramento. O planejamento não surge do nada, é através a observação do ambiente e pratica que se instigam os novos métodos ações que irão neutralizar ou amenizar a dificuldade.
È neste contexto investigativo que as reuniões, encontro escolares assim como debates, não apenas com docentes, mas com todos que envolver a educação tem grandes colaborações, diversos pontos são observado por varias pessoas o que aumento ao leque de investigação no campo é importante também que seja incentivado a exposição de opiniões através da política participativa, provocando assim aproximação entre os componentes o que conseqüentemente acontecera de maneira fluente, sem pressões ou mesmo restrições.
O diagnostico levantado preciso ter base teórica e pratica a partir do cotidiano da sociedade interna e externa a escola, dentro da escola temos o professor conhecedor das dificuldades da escola e tendo que desenvolver uma postura neutra mediante o educando proporcionar à elaboração do ppp grande contribuições à educação e pro isto tem grande envolvimento no processo e pela proximidade com o educando.
Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê. Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiada contrastante com a concretude da prática educativa. Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da lista constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo (FREIRE, 1996, p.115).
O diagnostico é então detectado através da participação, mostrando envolvimento e conseguintemente desenvolvendo a co-responsabilidade para com a educação. A cada dia se percebe as pessoas mais distantes é a correria do cotidiano, tecnologias que aproxima o homem das maquinas e não do social ou mesmo criminalidade são alguns dos causadores, a escola não fica de fora, como instituição social a mesma tende a encontra meios de explora a socialização tanto por parte dos professores como por parte dos alunos e atividade em conjunto é umas da maneira encontrada de socializar e pratica da democracia onde se debate idéias que já foram projetadas nos sentido a aprimoramento, adaptação assim como principalmente de criação.
O convencimento a (palavra que etimologicamente significa vencer juntos) da equipe na elaboração do projeto provoca desejo de participação e transformação, a proposta com mais tende a ser realizada com mais eficácia o que refletira dentro da sala de aula É esta a primeira etapa na luta contra as dificuldades que permeiam a escola sendo assim constante esta luta.
O projeto, no entanto não é colocado como o remédio letal contra os problemas enfrentados na escola, mas com uma grande ferramenta de auxiliar na busca da diminuição destes. É utopia acha isto, nenhum registro pelo simples fato de existir pode transformar algo se não houve força e vontade humana não acontece. Por isto deve haver um prévio conhecimento da questão tratada para que não se tenha erro de interpretação.
Está inserido neste projeto todo o objetivo da escola em relação à educação, este que foi elaborado não apenas por uma equipe especialista, mas por todos que participam da educação, mas que depende de uma equipe e espaço para ser executado. Assim como o processo avaliativo que aplicado de forma quantitativa não poderá proporcionar nenhuma construção nem mesmo verificação de aprendizagem.
Tenho como fonte de pesquisa escola publica conjunto Novo Vitória, período noturno, ensino médio, onde se pode perceber a elevado índice de repetência, problema este que não é apenas de hoje, mas que pode se agravar.
Será desenvolvida pesquisa, relatos e resultados estatísticos, onde será feito comparações durante a historia da escola onde poderemos desenvolver previsões. Será também discutidos alguns a opinião e alguns autores sobra o assunto como; Pedro Demo em sua obra desafios da escola moderna; A Produção do Fracasso Escolar: histórias de submissão e rebeldia.
Os tipos de abordagem serão positivistas e fenomenológica onde destacaremos respectivamente a tentativa de construção de um objetivo como principio teórico e nos estudo e interpretação dos fenômenos dentro da escola.
Com as transformações sociais essas questões passaram a ser mais discutidas onde se passou a questionar essa educação, o projeto tem papel decido nesta mudança que acontece no social e como a escola é social não poderia ficar de fora, é com a dificuldade que aparecer a necessidade de mudança a possibilidade através de metas de melhoramento. O planejamento não surge do nada, é através a observação do ambiente e pratica que se instigam os novos métodos ações que irão neutralizar ou amenizar a dificuldade.




Avaliação

Avaliar ação indispensável ao processo de mudar, aprimoramento, melhoramento, quase tudo que foi aperfeiçoado passou por uma avaliação por isto o com ser humano não poderia diferente, precisamos desta verificação, teste de qualidade nas ações que desempenhamos. A escola responsável indiretamente por uma parte da formação e desenvolvimento do homem também usa como auxilio na percepção de desempenho dos alunos.
Seria apenas o PPP um projeto que tão perfeito e atemporal que não seria necessário avaliar?Como foi colocado este projeto deve ser aprimorado por isto também passar pela avaliação dos seus pontos todos os seus preceitos está de acordo com a pratica da escola, deve ser acrescentado algumas inovações.
Não se restringindo apenas ao PPP, toda inovação escolar, toda nova fase da escola dever ser avaliada, isto para que se criem paramentos para dar seguimento ou não em determinado assunto, método. O conhecimento se forma de maneira individual, podendo assim haver distorções de conceito e sentido o que pode causa uma quebra no entendimento total encontrar esse desvio e trabalho também do professor que muitas vezes depende deste para dar contendida a determinada conteúdo.
Na sala dia aula está tem foi e ainda é usada de forma pratica e desvinculada com o comprometimento com a aprendizagem apenas para medir quem sabe mais, quantivamente e conteudista apenas para ter uma nota no fim do mês o que não com promova aprendizagem de um determinado uma atividade com respostas iguais decoradas. O contexto do aluno deve ser levado em consideração toda sua individaliadade e potencialidade.
Não há uma formulação para a se ter respostas pré – determinadas, mas de ser levar em consideração as múltiplas respostas que se formularam de modos diferentes, mas que construíram saber, conhecimento. A diversificação das atividades avaliativas apresenta uma flexibilidade de modo busca esta noção aprendizagem do aluno. Por isto a metodologia usada pela escola é importante assim e dever ser adaptada pelo educador para melhor aproveitamento do educando.
A avaliação não dever ser única e decisiva no contexto de repetência escolar, um ano de estudo, que pode prejudicarão toda a vida escolar do educando não dever está retido na respostas de algumas perguntas ou mesmo atividade avaliativas diversas.
Para se avaliar precisa ser avaliado também não apenas pela escola, mas por todos os responsáveis pela educação, para isto é importante que tenha uma gestão participativa, onde haja oportunidade de expôs tais idéias e métodos que deve ser aprimorado se for o caso.A escola passar por avaliação para os nosso órgão gestionários tendo assim o dever de multiplicar as inovações.
Todo o processo educativo envolve a questão relacionamento, tudo acontece com relacionamento, portanto o ensino não foge a regra e principalmente a avaliação que é a filtragem humana deste processo, onde se percebe resultado que nem sempre são positivos, mas resultado que nos dão norte ao método. Para “LUCKESI, 1997, A avaliação é um ato amoroso”, entende o que se colocou, de formas diferentes, mas com sentidos iguais subjetivos que não se restringe apenas a testes escritos, a interação professor-aluno em seu cotidiano é um constante avaliar que criatividade, “intimidade” de falar, ouvir, contestar e entender.
Durante algum tempo, a avaliação processo seletivo responsável pela repetir o ano, gerado pela não transposição de respostas já colocada, pela memorização de frases sem significado, apenas pelo simples fato tem preenchimento de cadernetas.
. "...o ato de avaliar não se encerra na configuração do valor ou qualidade atribuídos ao objeto em questão, exigindo uma tomada de posição favorável ou desfavorável ao objeto da avaliação, com uma conseqüente decisão de ação." (LUCKESI: 1998, p. 76)
Sem expressão nem contextualização o educando era um simples deposito de informação que precisavam ser testadas.
Com o passar do tempo houve a exigência de humanização do processo, que envolve afetividade como centro motivador, que começa com a relação entre comunidade escolar pais, professor, diretores, supervisores, zeladores dentre outros. Colocando o aluno como centro do processo o mesmo não é único no processo de aprender podendo també podendo tamb aprendecentro do processo o mesmo nores , supervisores, zeladore dentre outros.Relaç dom ensino, sendo ativo e atuante, pois o mesmo não trás consigo grande conhecimento de sua vivencia e isto deve ser levando em conta e explorado de modo a contribuir ao processo de aprendizagem, através da relação onde aluno educar aluno que educar educador.
A humanização do processo causa efeito inclusivo ao processo de aprendizagem e não exclusivo o que pode ser frustrante causando o bloqueio de assimilação de conteúdos.A escola precisa avaliar pra dar seguimento para principalmente planejar tanto aluno como o planejamento geral da escolar para isto a importância de encontros que discurtam esse resultado, métodos e principalmente detectar de problemas como distúrbios na aprendizagem, casos que envolvam especialistas tudo em busca da educação.
















CAUSAS DA REPETENCIA ESCOLAR

Encontra a causa para o problema da repetência escola como qualquer outro problema é ignora as especificidade humana, o mesmo problema acontece de varias formas , detectar através de levantamentos maior numero de indicadores,seria o mais adequado.
A escola publica brasileira tem como maior foco a questão econômica, tanto por parte de familiar com da própria instituição, os transtorno familiares ocasionado pela falta de empregos de pais, falta mesmo em alguns caso de material didático, alimentação, até mesmo vestimentas o que levam ao trabalho, este muitas vezes em caráter de exploração tanto por parte dos pais como da própria sociedade que dente a tira proveito da situação, em meio a tanta dificuldade a escola para estes aluno não faz nenhum sentido a necessidade de sobrevivência é mais urgente.
A família hoje, encontra grandes problemas no que diz respeito ao relacionamento, o contato fica cada vez mais difícil, se percebe pessoas que moram juntas porém que não se conhecem, isto vem acontecendo devido ao grande fluxo de atividades que temos que desempenhar para garantir nossa sobrevivência no mundo globalizado onde o trabalho toma quase todo o tempo.
A falta de acompanhamento por parte dos pais pode levar ao desinteresse pelos estudos, crianças que tende a ficar longe dos pais de casa ficam mais vulneráveis aos males que acatam a sociedade como violência o uso de drogas, a sociedade a cada dia dar mais abertura, encontra meios alternativos para essas práticas e infelizmente jovens ficam expostos a esse tipo de criminalidades e a escola sem o apoio dos pais não consegue resgatar esses jovens que acabam tendo que repetir o ano ou mesmos desistem dos estudos.
A grande parte das famílias, devido à dificuldade na escola, pôr não se isenta a escola que tem papel fundamenta na questão da família de encontrar meios para atrair as famílias para escola e envolve-las. A escola por se, tem grande não encontra apoio necessário, principalmente a escola publica por parte dos governantes e órgãos, a falta de uma estrutura adequada que ofereça segurança e o mínimo pelo menos de conforto, assim com a escassez de material pedagógico, livro didaditos, material de uso do educador, assim como materiais de apoio que poderiam ser usados em dinâmicas, diversificado que estimule e provo que a aprendizagem, (o que a cada dia é mais indispensável, pois com tanta tecnologia, atrair a atenção do aluno tem se tornado desafiador para educadores). Neste contexto em que o educador vai alem da atividade de ensinar, tem que encontrar meios de provocar aprendizagem através de estímulos, desejos que devem ir além da sala de aula, da escola este apoio ao educador também deve vir de dentro da escola, do gestor escolar que acompanhando as dificuldades em sala de aula deve buscar meios que amenize, por exemplo solicitar ajuda de especialistas em casos que haja necessidade assim como psicólogos
O gestor escolar tem funções investigativas e isto deve acontecer naturalmente através do envolvimento e participação com as atividades desenvolvidas na escola, com isto fica mais evidente os problemas enfrentando pelo educador, conseqüentemente auxiliar na busca de soluções, a gestão é uma atividade que não está centrada na instituição, mas sim no desenvolver de atividades funções, departamentos, e para sim gerir bem é preciso contato, está perto, fazer também assim com um olhar do todo e neste que a pratica da supervisão escolar tem sua participação, por sua função é parecida com a da gestão por isto as duas devem andar juntas.
Sem este acompanhar não se pode discuti sobre a pratica realizada em sala de aula, se estar ou não sendo efetiva, percebesse um distanciamento muito grande por parte da família na escola o que tem gerando grandes problemas com: o não cumprimento de atividades escolares o que tem gerado desleixo do aluno, tanto em sala de aula como em casa; a não freqüência em sala de aula; comportamentos agressivos resultante de sérios conflitos interno sobre a sua autoconfiança em si mesmo, por o aluno sentindo-se distante da família fica sem base, sem suporte o que causa deficiência na aprendizagem.
A metodologia ainda é uma dificuldade dos educadores, como encontrar a metodologia certa, não pode afirma que existe uma metodologia 100% eficaz, o que deve ser exigido seria a capacidade de adaptação do currículo ao publico (aluno) cenário (escola) usando sempre a flexibilidade para o aprimoramento do processo. Os livros pro exemplo não foram elaborados para determinada sala de aula, na maioria percebemos que sua elaboração foi para uma realidade bem deferente da encontrada ali.
Antes tratava-se d saber bem (o professor), para transmitir ou avaliar certo.Agora trata-se de saber bem para discutir com a criança, para localizar na historia da ciência o ponto correspondente ao seu pensamento, para fazer perguntas “inteligentes” para formular hipóteses, para sistematizar quando necessário.(Macedo, 1993,p30)
O educador não é apenas um mero reprodutor de conhecimento, mas um investigador, simulador que, a partir do contexto vivenciado em sala de aula provoca situações de aprendizado, isto não só na questão teórica, na formação cidadã consciente centrada no panorama social.
Este educador também não é um ser atemporal sem especificidades e nem sem objetivos tanto profissionais como pessoais por isto assim como o aluno o mesmo precisa de suporte motivador no que diz respeito a questão financeira , não temos como o professor desenvolver, criar um bom aula, quando este tem que se dividir em varias escola e turnos para conseguir uma boa renda por isto é necessário pensar olhar o educador personagem de extrema importância ao processo educativo e recompensa-lo com tal.Não se coloca o educador com ser motivado a dinheiro, mas a realidade exige que se pense também na qualidade de vida deste profissional que conseqüentemente se dar suporte e motivação ao mesmo.






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